quarta-feira, 31 de outubro de 2007

ROSENTHAL CENTER FOR CONTEMPORARY ART

Localizado em lote de esquina em Cincinnati, capital do estado de Ohio, o Rosenthal Center for Contemporary Art (RCCA) possui espaços para exposições temporárias, instalações e performances, mas não para mostras permanentes. O edifício abriga ainda salas de aulas, setor de preparação de exposições, escritórios, loja e café.
Para intensificar o movimento de pedestres na redondeza e criar um espaço público dinâmico, a entrada, o lobby e as áreas ao redor do sistema de circulação são organizados como se fizessem parte do tecido urbano. Começando na esquina, o piso de concreto se transforma em parede, adquirindo a forma de fundo infinito de um estúdio de fotografia, uma continuidade descontínua.
Erguendo-se e deslocando-se, essa continuação do tecido urbano imaginado por Hadid conduz os visitantes para a rampa que leva ao mezanino, e continua subindo até penetrar na caixa preta, onde está a galeria de exposições. Esta, em contraste, se expressa por uma sucessão de polimentos no material de revestimento, como se tivesse sido esculpida em um único bloco de concreto que flutua sobre todo o lobby.
Os espaços de exposições podem mudar de tamanho e forma, para acomodar a grande variação de escala da arte contemporânea. Segundo a arquiteta, as visuais de dentro das galerias em direção à área de circulação são imprevisíveis, criando diferentes percepções das rampas em ziguezague, que sobem por uma estreita fenda. Ao mesmo tempo, essas diversas galerias se relacionam como se fossem um quebra-cabeça tridimensional, criado por cheios e vazios.
Por estar em lote de esquina, o projeto possui duas fachadas, diferentes mas complementares. A face sul, aberta para a 6th Street, forma ondulações e uma pele transparente que permite observar o interior do RCCA. A fachada leste, na Walnut Street, apresenta-se como uma escultura saliente, que produz uma marca, em negativo, do interior das galerias.


Nenhum comentário: